No período de 16 de agosto a 2 de setembro, o Instituto SOS Pantanal apresenta o evento “O Pantanal é aqui”, que será realizado na Praça de Eventos do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande (MS) e, entre os dias 13 e 30 de setembro, no Pantanal Shopping, em Cuiabá (MT). O evento é aberto ao público e objetiva divulgar informações sobre sustentabilidade de forma interativa, utilizando arte, cultura e as iniciativas concretas encontradas em propriedades, instituições de pesquisa, organizações não-governamentais e associações da região da Bacia do Alto Paraguai.
A programação é recomendada para todas as idades, com diversas atividades culturais e musicais, estrutura interativa representando o Pantanal, lançamento de publicações, estandes temáticos, exposição de fotos, vídeos e apresentação de projetos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O evento ainda reúne atrações de diversas organizações da sociedade civil, entre elas, instituições ambientalistas e sociais, universidades, entidades de classe, entre outras. O objetivo é construir um movimento em prol de uma sociedade mais sustentável.
A ação é resultado da Expedição Pantanal, que contou com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, e percorreu 10 rotas durante 5 meses com o objetivo de mapear boas práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia realizadas pela população local.
“Essa é segunda iniciativa da Fundação Toyota do Brasil no bioma pantaneiro. Estamos presentes na região desde 1990, com o Projeto Arara Azul. Sabemos da importância desse trabalho, que ajudou a identificar boas práticas desenvolvidas no Pantanal, e permitirá uma atuação mais estratégica do Instituto SOS Pantanal, com a multiplicação de iniciativas modelos de referência e a valorização das práticas ambientais, sociais e econômicas que já são realizadas pela população local”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
No dia do lançamento em Campo Grande, são esperadas as presenças de André Puccinelli, governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho, prefeito municipal de Campo Grande, Roberto Klabin, presidente do Instituto SOS Pantanal e Fundação SOS Mata Atlântica, George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, entre outros.
Projeto Expedição Pantanal
O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.
A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.
Primeira iniciativa na região
O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.
No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.
Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!