Mais de 50 jovens assistidos pelo programa ProJovem do Governo Federal e 12 funcionários públicos da cidade de Indaiatuba (SP) foram capacitados para solucionar problemas. Eles foram certificados pela Fundação Toyota do Brasil, que orientou os trabalhos para apontar soluções sustentáveis a uma série de questões relevantes no cotidiano urbano, que vão desde o consumo de energia e gestão de resíduos até a maximização de recursos públicos para promover ações sociais.
A iniciativa, que envolveu jovens assistidos por programas sociais, como o Centro de Referência Social (CRAS) de Indaiatuba faz parte do projeto Ambientação da Fundação Toyota do Brasil, que já atendeu mais de 252.000 pessoas desde 2008. A ação reuniu ainda 12 funcionários da Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social, que poderão multiplicar os conhecimentos e trabalhar em benefício da cidade.
O programa utilizado no treinamento dos jovens e dos funcionários do município aplica a metodologia Toyota Business Practices, um modelo desenvolvido pela montadora japonesa para promover a implantação de um sistema para gestão de problemas, focado na área de sustentabilidade. A turma formada pelos jovens desenvolveu projetos e superou todas as metas estabelecidas, chegando a reduzir em 5% o consumo de energia das unidades do CRAS, além de alcançar o gerenciamento de 100% dos resíduos por meio de campanhas de conscientização e controles diários quanto à geração dos mesmos.
Já os funcionários da Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social estabeleceram as suas próprias metas, a partir das necessidades da comunidade, desenvolvendo maiores habilidades em gerenciamento de atividades, programas sociais, atendimento a portadores de deficiência, entres outros.
As atividades propostas visavam à redução de impactos ambientais sobre a utilização dos recursos naturais, gerenciamento de resíduos, além da qualificação para o gerenciamento das atividades da Secretaria da Família e Bem Estar Social e maximização do uso dos investimentos da Secretaria.
A metodologia, exclusiva da Toyota, é usada para identificar problemas e encontrar soluções sustentáveis e tem como objetivo proporcionar uma compreensão mais ampla e desenvolver as comunidades em que a Toyota possui fábrica.
“Nossa missão é desenvolver nestes profissionais um conhecimento integrado sobre o homem como parte do meio ambiente e como agente de mudanças do mundo, uma forma de promover consciência e atitudes sustentáveis, multiplicando as ações para a comunidade como um todo”, explica Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota.
De acordo com o executivo, além de promover conscientização destes participantes, o projeto amplia a qualificação profissional de cada indivíduo. “Os jovens e futuros profissionais têm, a partir desta iniciativa, maior capacitação técnica e prática para conquistar o seu primeiro emprego. Por sua vez, os funcionários públicos aprimoram seus conhecimentos profissionais, atendendo melhor a comunidade”, conclui.
O Projeto Ambientação
A Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba (SP) promove o Projeto Ambientação, que temfoco na preservação do meio ambiente e era voltado apenas para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade.Desde 2008, a ação já envolveu mais de 252.000 pessoas entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e a comunidade.
A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practices). A empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza em todas as unidades da Toyota. Entre as ações estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!