Alunos e representantes da rede de ensino pública da cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, terão o desafio de reduzir em 5% o consumo de água e energia das 21 escolas participantes, além de implantar em 100% o gerenciamento de resíduos, durante o segundo semestre de 2013. A ação sustentável é realizada pela Fundação Toyota do Brasil, por meio do projeto Ambientação, que utiliza a metodologia exclusiva da Toyota na identificação de problemas e busca de soluções sustentáveis.
Oitenta e cinco pessoas, entre diretores, coordenadores e professores já foram capacitados para a utilização da metodologia. A partir de agora, terão que replicá-la para todos os integrantes das escolas participantes. Em dezembro, os trabalhos e resultados dos nove mil alunos serão avaliados por um júri composto pelos representantes da Toyota do Brasil, Fundação Toyota do Brasil, da Secretaria Municipal de Educação, entre outros.
A Toyota possui em Guaíba um Centro de Distribuição, que serve como portal de entrada de seus veículos Hilux e SW4 produzidos na unidade da Toyota Argentina. No local, os veículos passam por uma operação industrial para se adequar à legislação brasileira e, a partir de lá, são distribuídos para toda a rede de concessionárias da marca no Brasil.
Projetos desenvolvidos em Guaíba
A Fundação Toyota do Brasil já implementou uma série de ações voltadas para responsabilidade social, ambiental e educacional em Guaíba. O projeto Toyota Trilhas Culturais é uma delas. Com diversas atrações culturais e educativas, o projeto leva ao público oficinas socioambientais, espetáculos infantis e apresentações musicais ao longo do dia.
Ainda na área educacional, os projetos Global Road Safety Partnership (GRSP) e Memória Local na Escola já atingiram milhares de alunos e representantes da rede de ensino do município. O primeiro é voltado para a segurança veicular e foi realizado em parceria com a prefeitura da cidade com a meta de reduzir os índices de acidentes com vítimas no município. Já o Memória Local na Escola, realizado de 2009 a 2012, teve o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania com estudantes de rede pública e registrar a história local do município.
Outro importante projeto apoiado pela Fundação Toyota do Brasil é o espaço Vitrine Cultural. O local visa a contribuir para o desenvolvimento turístico da região e também promover a história e cultura para a população local por meio do resgate de acontecimentos relevantes do passado da cidade.
Sobre o projeto Ambientação
Desde 2008, a Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP), promove o projeto Ambientação, que tem foco na preservação do meio ambiente. Inicialmente, era voltado apenas para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade. Em cinco anos, o público-alvo foi ampliado e a ação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e comunidades.
A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota, utilizando a metodologia TBP. A empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza em todas as suas unidades. Entre as ações estão reflorestamento, controle de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.
Em 2013, o projeto foi estendido para mais duas cidades onde a Toyota possui unidades: Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), com o objetivo de ampliar a consciência ambiental na sociedade.
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!