A primeira edição do concurso cultural ‘Toyota Dream Car Art Contest” no Brasil contou com a participação de cerca de cinco mil estudantes de 6 a 15 anos, da rede municipal das cidades onde a Toyota possui unidades fabris: Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP); nesta última, a atividade foi realizada com alunos do SESI. O concurso, cujo tema é “o carro dos sonhos”, selecionou, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, 15 trabalhos de cada categoria divididos por idade: a primeira de 6 a 9 anos, a segunda de 10 a 12 anos e a terceira de 13 a 15 anos. Os três melhores de cada grupo seguem para concorrer à etapa mundial no próximo ano no Japão.
Em São Bernardo do Campo, a cerimônia de premiação, realizada em 3 de dezembro, reuniu cerca de 800 pessoas no ginásio do SESI, com a presença do diretor do Centro de Atividades, Vamberto Martinez. Na cidade de Indaiatuba, a cerimônia foi realizada no dia 5 de dezembro no CIAEI, Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, junto à Premiação das Olimpíadas de Astronomia, com a presença de 800 convidados, do prefeito Reinaldo Nogueira e da secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti.
No município de Sorocaba, a premiação foi realizada no Parque Tecnológico no dia 6 de dezembro e reuniu mais de 450 crianças, jovens e educadores, com a presença do prefeito Vitor Lippi e da secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia. Na ocasião, também foi realizado o encerramento do projeto Memória Local na Escola, outro programa que conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil.
Encerrando o ciclo de premiações, foi a vez de Guaíba, cuja cerimônia foi realizada no último domingo, 16 de dezembro, no espaço Vitrine Cultural, com apresentações artísticas e da Serenata Natalina, com o coral Ascorg. O evento teve a participação do prefeito Henrique Tavares e das secretárias de Educação, Lucia Polanczyk, e de Cultura, Claudia Mara Rosa.
Os vencedores locais e nacionais foram contemplados com vídeo games, tablets, câmeras digitais, bicicletas, notebooks, jogos de tabuleiros, entre outros prêmios.
Na ocasião, também foram divulgados os nomes dos nove vencedores da fase nacional indicados para a etapa mundial no Japão. Os desenhos concorrerão com representantes de mais de 70 países a uma viagem para conhecer a matriz da Toyota.
“O concurso mobilizou centenas de crianças e adolescentes e alcançou um dos seus principais objetivos: conscientizar e estimular a criatividade dos envolvidos. Nesse sentido, a Fundação Toyota do Brasil continuará apoiando projetos como o “Toyota Dream Car Art Contest”, enfatiza Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Confira a relação completa dos vencedores da etapa brasileira:
Categoria de 6 a 9 anos:
Colocação Nome Escola
1ª Giulia Cantelli Felix EMEB Miyoji Takahara
2ª João Vitor Bury Aguilar EMEB Osório Germano e Silva Fo
3ª Beatriz Amaral Bento SESI – São Bernardo do Campo
4ª Vitor Muller Maia Kobb EMEB Osório Germano e Silva Fo
5ª Vinicius Ventura Varanda EMEB Osório Germano e Silva Fo
Categoria de 10 a 12 anos:
Colocação Nome Escola
1ª Matheus Geriel Pires EMEF Anita Garibaldi
2ª Pedro Arthur Afonso Pereira EMEB Osório Germano e Silva Fo
3ª Vinícius Lima Gusmão EM Leonor Pinto Thomaz
4ª Jeniffer Zanini Fraga EMEF Arlindo Stinghini
5ª Julia Medeiros Rosa EMEF Darcy Berbigier
Categoria de 13 a 15 anos:
Colocação Nome Escola
1ª Heder Silva Bezerra SESI
2ª Mateus de Almeida Gomes SESI
3ª Douglas O. Teixeira EMEF Santa Rita de Cassia
4ª Gabriel R. Escouto EMEF Inacio de Quadros
5ª Bruna Alcatrão de Souza Costa SESI
Sobre o Toyota Dream Car Art Contest
O concurso cultural promovido pela Fundação Toyota do Brasil foi criado em 2004 pela Toyota Motor Corporation e conta com a participação de 70 países onde estão localizadas as afiliadas da multinacional.
No Brasil, a primeira edição do projeto é destinada, exclusivamente, para crianças e adolescentes de seis a quinze anos, estudantes da rede pública de ensino das cidades onde a Toyota possui fábricas: Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP), nesta última, a atividade foi realizada com alunos do SESI.
Com o tema “O Carro dos sonhos”, o concurso tem como objetivo fortalecer o relacionamento com a comunidade local e conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!