O Vitrine Cultural, localizado em Guaíba (RS), abriga pelo sétimo ano consecutivo a Exposição “Histórico das Festas de Iemanjá”, organizada pelo Templo de Umbanda e Candomblé Estrela do Oriente. O local, revitalizado pela Fundação Toyota do Brasil em 2012, em parceria com a Prefeitura de Guaíba, abre a exposição nesta quinta-feira, dia 10, às 20h. A mostra será exibida até 10 de fevereiro com entrada gratuita.
A exposição – segunda mais visitada do espaço cultural no ano, atrás apenas da Semana Farroupilha de Guaíba – recebe mais de 900 visitantes por edição e faz parte dos festejos em homenagem a Iemanjá, uma divindade feminina – denominada de orixá – nas religiões Candomblé e Umbanda, sendo seu nome originado no idioma africano Yorubá. Os festejos a Iemanjá acontecem em Guaíba há 41 anos e incluem, além da mostra, arreamento do barco e uma procissão, entre outras atividades.
As peças da exposição “Histórico das Festas de Iemanjá” englobam elementos ritualísticos da Umbanda e do Candomblé, objetos de percussão e fotos. Os destaques são uma imagem de Iemanjá original das primeiras festas da década de 1970, restaurada em 2012, e uma figura articulada de Samba Kalunga, divindade dos mares no Candomblé, com suas vestes tradicionais.
Exposição Histórico das Festas de Iemanjá
Local: Vitrine Cultural (Rua 14 de Outubro, 313 – Sítio Histórico – Guaíba/RS)
Data: de 11/1 a 10/2
Horário: de terça a sexta, das 9h30 às 17h30; sábados e domingos das 10h30 às 17h30
Entrada: grátis
Informações: (51) 3480-7089
Para chegar a Guaíba de Porto Alegre, você pode pegar um catamarã que dura cerca de 20 minutos para atravessar o Rio Guaíba. O embarque em Porto Alegre pode ser feito em 2 locais: Cais Mauá (Centro) e no Píer do Barra Shopping Sul. Para mais informações sobre a travessia, acesse: www.travessiapoaguaiba.com.br
Revitalizado com apoio da Fundação Toyota do Brasil, o Vitrine Cultural está localizado na “Casa do Juiz”, que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca de Guaíba nas décadas de 1960 até 1990. Atualmente, o espaço é aberto ao público e abriga diversas atrações de fomento ao desenvolvimento turístico e cultural da cidade, como exposições de arte, lançamentos de livros, oficinas e palestras.
Além do local para exposições temporárias, o Vitrine Cultural abriga outro espaço de exposição fixa com painéis que contam a história da Revolução Farroupilha e o Memorial da Chama Crioula do Milênio.
Desde a restauração, em 2012, o Vitrine Cultural já recebeu mais de 120 mil visitantes. Só em 2018 foram mais de 8.000 visitantes vindos de diferentes Estados brasileiros, inclusive de outros países.
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 406 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.
No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é uma das maiores províncias de água mineral do mundo.
Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.
Informações à Imprensa – Fundação Toyota do Brasil:
Anderson Suzuki – Gerente Geral de Comunicação – (11) 4390-4046
Rafael Borges – Chefe de Imprensa – (11) 4390-4177
PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Thais Rebequi – (11) 4390-4032 – trebequi.printerpress@toyota.com.br
Anamaria Rinaldi – (11) 5582-1624 – anamaria.rinaldi@grupoprinter.com.br
Felipe Salomão – (11) 5582-1588 – felipe.salomao@grupoprinter.com.br
www.toyotaimprensa.com.br
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!