Turistas e moradores da região de Guaíba, no Rio Grande do Sul, poderão conferir a exposição “Avifauna da Costa Doce”, que acontece no Vitrine Cultural, durante o mês de junho. O espaço, que tem o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, vai abrigar cerca de sessenta fotos de aves nativas da região com o objetivo de mostrar a importância e a interação entre pássaros e a natureza.
Além das imagens, capturadas pelas biólogas Lisiane Becker e Janete Guterres, a mostra exibe textos relativos às espécies fotografadas. A “Avifauna da Costa Doce” é uma exposição educativa, que apresenta várias situações de interação entre o meio ambiente e a atuação do ser humano.
“Com essa exposição, além de promover a história e as tradições da região da Costa Doce, o Vitrine Cultural proporciona maior conhecimento sobre as riquezas naturais do Rio Grande do Sul. A educação ambiental é uma das maneiras da Fundação Toyota do Brasil contribuir com a comunidade, por meio do conhecimento e da conscientização”, explica George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
Instalado em uma área privilegiada do município, dentro do Sítio Histórico, cercado de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS), o Espaço Vitrine Cultural é aberto ao público e foi idealizado para receber exposições, lançamentos de livros, oficinas e palestras. Também é utilizado como palco para discussões e fóruns sobre educação, meio ambiente e cultura.
Réplicas
Além da “Avifauna da Costa Doce”, o Vitrine Cultural vai expor neste mês réplicas das antigas barcas que faziam a travessia entre Porto Alegre e o sul do estado, e também transportes atuais, como ônibus intermunicipais, ônibus de Turismo Jardineira e o Catamarã, um marco da revitalização do centro histórico da cidade de Guaíba, que passou a receber em média oito mil turistas por semana com o novo transporte.
Sobre o projeto Vitrine Cultural
O Vitrine Cultural nasceu do restauro da “Casa do Juiz”, que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca da cidade, nas décadas de 1960 até 1990, para a instalação de um espaço aberto ao público que recebe uma série de exposições, lançamentos de livros, oficinas, palestras, entre outros. O objetivo do espaço é fomentar o desenvolvimento turístico e cultural da cidade, servindo de apoio aos visitantes como centro de informações turísticas da região.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Essas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!